Histórico

Uma iniciativa pioneira em Minas Gerais ocorreu no dia 7 de novembro de 2015, com a fundação da SOCIEDADE DE AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO PSICOLÓGICA DE MINAS GERAIS ou também denominada de SOCIEDADE DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE MINAS GERAIS – SAPSI-MG, por um grupo de professores-pesquisadores e psicólogos, que atuam na área de avaliação e mensuração psicológica.

 

A ideia adveio dos anseios de um grupo de docentes em psicologia do Estado de Minas Gerais que fazem parte comissão organizadora do EMAP – Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica. Esse encontro, de cunho científico voltado para a área de avaliação psicológica e instituído como um espaço privilegiado para a reflexão e a capacitação de docentes e profissionais em Minas Gerais na área de avaliação psicológica, já conta com mais de 20 anos de sucesso nacional e internacional.

 

Eis que durante a realização da XI edição EMAP (setembro de 2014), em uma reunião especial, que a Comissão Organizadora dessa edição do EMAP propôs aos presentes a formação da sociedade. Nessa reunião, ocorrida nas instalações da UFMG, participaram psicólogos de diversas partes do estado de Minas Gerias. Houve consenso entre os presentes de que a formação da Sociedade seria bem-vinda. Porém, seria durante a organização da XII edição do EMAP, no início de 2015, que surgiu, de forma enfática, a necessidade de juntar esforços para tornar possível a ideia de formar uma sociedade científica que pudesse apoiar formalmente a prática, o ensino e a produção de conhecimento na área de avaliação e mensuração psicológica.

 

Após diversas discussões sobre o estatuto da sociedade, de consultas a profissionais especializados e, particularmente, graças ao esforço competente da psicóloga Natércia Acipreste, finalmente se atingiu a versão final do Estatuto.

 

Dessa forma, com o estatuto já finalizado, foi convocada a primeira assembleia no dia 07 de novembro de 2015 e foram eleitos, por unanimidade, os seguintes membros da Diretoria para o biênio 2016-2018:

– Diretor Executivo: Prof. Dr. Álvaro José Lelé;

– Vice-diretora executiva: Prof.ª Ms. Mary Stela F. Chueiri;

– Secretária: Prof.ª Ms. Renata Saldanha Silva;

– Tesoureiro: Prof. Rodrigo Dubtchek de Figueiredo.

Conselheiros Fiscais:

– Dra. Carmen Flores-Mendoza;

– Ms. Larissa Assunção Rodrigues;

– Ms. Tatiane Dias Bacelar

 

Em novembro de 2016, houve substituição da Prof.ª Ms. Renata Saldanha Silva, passando a secretariar a SAPSI a professora Mônica Ferreira de Freitas  Após um ano de procedimento administrativo, contável e de registro da SAPSI, no ano de 2017 a Sociedade iniciou suas atividades de consolidação com reuniões quinzenais dos membros da diretoria.

 

Entre as atividades de 2017, a SAPSI-MG participou na organização e programação do Encontro W, promovido pela editora Pearson e Livraria do Psicólogo e do Seminário sobre Avaliação Psicológica em Concursos Públicos promovido pelo CRP de Minas Gerais. No segundo semestre de 2017, a SAPSI-MG se encontra organizando a vinda do professor e pesquisador forense americano Eric Hickey Diretor da California School of Forensic Studies at Alliant International University para conferência e workshop sobre Psicologia Criminal e Investigativa, assim como prepara a XIII edição do Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica (o tradicional EMAP) a ser realizada em maio de 2018.

 

Apesar do delicado cenário político e econômico em que se encontra o pais, é com muito esforço e dedicação que os membros da primeira diretoria trabalham para cumprir com os objetivos (vide estatuto e regulamento) que a SAPSI-MG se propôs por ocasião de sua fundação. Esse esforço está sendo possível graças à visão futura da Diretoria em relação à SAPSI. A primeira Diretoria acredita que com certo planejamento e objetivos bem definidos, a SAPSI-MG poderá constituir-se em importante centro de referência para os psicólogos de Minas Gerais que trabalham com avaliação psicológica.

1ª Assembleia